NÃO REVIDE AOS INSULTOS

Insulto se entende como a palavra, atitude ou gesto que tem o poder de atingir a dignidade ou a honra de alguém, e pode ainda se referir no campo religioso à falta de respeito, desprezo, por outro ou por suas crenças.

Revidar por sua vez se entende como a atitude de responder em tom de vingança a uma ofensa ou agressão, seja física ou moral.

É claro que é muito difícil ser atingido por um insulto e conseguir resistir, entretanto a resistência é a "arma" dos fortes.

O interessante é que o insulto por lógica só se caracteriza se a ofensa for injusta.

Seria insulto chamar de ladrão aquele que pratica roubos?

Obviamente mesmo aqueles que adotam comportamentos equivocados merecem respeito da nossa parte, pois respeitar é uma atitude cristã, até por que não cabe a nós julgarmos os outros, pois há instituições e sistemas que servem para coibir atos contrários aos preconizados na lei dos homens.

Quanto à Lei Divina ela é clara: colhe-se o que é plantado, portanto, ser calmo e sereno fará com que os insultos se tornem vazios (sem sentido), e se a agressão for de modo desmedido recomenda-se utilizar os meios legais, e não o revide.

Socialmente falando um homem que ocupa posição superior não se sente ofendido por um insulto daquele que ocupa posição menos privilegiada. Seguindo a lógica, aqueles que são fortes (que conseguem perdoar) não devem revidar os insultos dos fracos (insensatos), pois os fracos veem somente na agressão uma forma de serem reconhecidos (vistos com louvor) ou ainda que seus erros e falhas sejam ocultados.

Revidar é uma atitude dos fracos, pois não revidar (perdoar) é uma atitude dos fortes, ressaltando que os fracos não perdoam jamais.

Na época de Moisés (Lei Mosaica presente no Velho Testamento da Bíblia Sagrada) havia a recomendação de que tudo seria dente por dente, olho por olho.

Ou seja, era recomendado que todo aquele que sofresse qualquer tipo de agressão tivesse o "direito" de revidar na mesma moeda.

Se alguém agrediu seria agredido, e do mesmo modo.

Pois é, acredita que há seres humanos que ainda vivem naquela época?

Os tempos são outros.

FONTE:https://www.paracleto.net/artigos/2016.09.09



© 2018 Blog de moda. Feito sob medida por Charlote Chique.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora